Tecnologia, entretenimento e design. Fundada em 1984, a fundação sem fins lucrativos TED realiza conferências ao redor do mundo com objetivo de difundir ideias que valem a pena ser espalhadas. Em novembro de 2012, os vídeos das conferências – sempre transmitidas ao vivo e disponibilizadas na internet – já ultrapassavam a marca de 1 bilhão de visualizações. Entre as mais de 1.400 falas registradas desde 2006, conheça umas  2 conferências mais assistidas do TED:

1. Ken Robinson: “As escolas acabam com a criatividade”

          Depois da aula de matemática, os alunos seguem para a aula de dança; depois estudam um pouco de química antes de pegarem pincéis e colocarem em prática o que aprenderam na aula de história da arte. Hoje, essa grade de horários é rara nas salas de aula. Para o especialista em criatividade Ken Robinson, a escola nos ensina a nos tornar bons trabalhadores e não pensadores criativos. E, para ele, isso precisa mudar. O britânico propõe uma nova forma de pensar o sistema de ensino, cultivando a criatividade e reconhecendo múltiplas formas de inteligência.

2. Jill Taylor: Uma revelação através do derrame

Histórias de superação não são sempre um clichê – e a pesquisadora Jill Bolt Taylor é prova disso. A neurocirurgiã americana sofreu um derrame cerebral em 1996. Enquanto acompanhava suas funções se deteriorarem, percebeu a singularidade daquela experiência: “Em um primeiro momento, fiquei aflita. Depois, pensei: quantos cientistas têm a oportunidade de estudar as funções cerebrais de dentro para fora?”, conta no vídeo. Jill passou 8 anos se recuperando e estudando seu processo de reabilitação. A experiência fez dela porta-voz da possibilidade de recuperação de acidentes vasculares.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s